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Vinho e Bem&Estar
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Para você que ama vinhos e dietas

5 Dietas com vinhos

Veja como manter uma estratégia de comer sem desistir de sua bebida alcoólica favorita

Fazer uma dieta costumava significar cortar todos os alimentos e bebidas “ruins” para perder peso, e o álcool era tipicamente o primeiro a ser eliminado. Não só acrescenta calorias extras, mas também torna mais fácil armazenar carboidratos como gordura em vez de queimá-los. Para muitas pessoas, no entanto, manter um plano alimentar que proíbe a bebida não é apenas desagradável e difícil, mas também improvável que seja sustentável para objetivos de longo prazo.

Felizmente, fazer dieta agora pode significar muitas coisas, desde a limitação do consumo de alimentos inflamatórios até o corte do glúten ou a adoção dos padrões alimentares de uma região específica. E é mais do que apenas perder peso: manter a saúde do coração, estimular o sistema imunológico, corrigir uma condição de saúde ou simplesmente manter os hábitos alimentares sob controle são motivos comuns para seguir um plano alimentar.

A pesquisa mostrou que, mesmo se você está fazendo dieta para perder peso, você não precisa eliminar o vinho do seu estilo de vida. De fato, algumas das dietas mais populares de hoje permitem (e, em alguns casos, incentivam!) o consumo moderado de vinho.

É claro que nem todos os amantes de vinho são criados da mesma forma, o que significa que dietas diferentes terão efeitos diferentes em todos. Levar em consideração suas próprias preferências de estilo de vida e consultar seu médico sobre suas escolhas relacionadas à saúde o ajudará a escolher o que é certo para você.

Aqui estão cinco planos alimentares populares e agradáveis ao vinho dos quais você provavelmente já ouviu falar, com sugestões e conselhos de especialistas da área de saúde e bem-estar.

  1. Dieta Mediterrânea

Uma favorita entre os bebedores de vinho, a dieta mediterrânea emula os padrões alimentares de pessoas nativas das áreas que fazem fronteira com o Mar Mediterrâneo, como a Itália, Grécia, sul da França e Espanha. Caracterizada por frutas, legumes, frutos do mar, nozes, grãos integrais, azeite e consumo moderado de vinho, a dieta tem demonstrado inúmeros benefícios, incluindo melhor saúde do fígado e menor ganho de peso.

Consumo moderado de vinho foi incluído nesta dieta principalmente porque é parte dos hábitos tradicionais das pessoas que vivem no Mediterrâneo, mas os benefícios potenciais do vinho à saúde, apoiados pela ciência, são os motivos pelos quais ele continua sendo parte do plano.

“Eu aconselho os pacientes naturalmente a serem mais mediterrâneos e a serem flexíveis com isso e tenham uma visão mais completa da vida”, diz Vanessa Rissetto, nutricionista registrada em Nova York e Nova Jersey, observando que a dieta mediterrânea não é um conjunto estrito de regras, mas sim uma escolha de estilo de vida. “Na dieta mediterrânea, você pode ter vinho [porque a dieta é] baixa em carboidratos, e é baixa em gordura, então quando você está bebendo álcool, isso não vai te afetar muito”.

A dieta DASH (Dieta para parar a hipertensão) é uma prima próxima da dieta mediterrânea, elaborada com a pressão arterial em mente. Ela enfatiza frutas, legumes, grãos integrais e produtos lácteos com baixo teor de gordura, limitando as gorduras.

Ao contrário da dieta mediterrânea, a DASH não prescreve nem proíbe o consumo de álcool. Mas a dieta MIND, um híbrido das dietas mediterrânea e DASH, criada por pesquisadores que acreditam que ela pode reduzir o declínio cognitivo à medida que as pessoas envelhecem, inclui o vinho.

  1. Dieta Anti-inflamatória

O que diferencia essa dieta é a razão pela qual a maioria das pessoas está nisso: a inflamação pode se manifestar no corpo de várias maneiras, incluindo artrite, asma, doenças cardíacas, ganho de peso, problemas intestinais, problemas de pele e muito mais. Aderir a uma dieta anti-inflamatória pode ajudar com um ou uma combinação desses problemas.

Semelhante à dieta do Mediterrâneo, não há lista de alimentos específicos que você pode ou não pode comer em uma dieta anti-inflamatória. É mais um roteiro para os tipos de coisas que você pode consumir. Alimentos anti-inflamatórios que são incentivados incluem folhas verdes, gorduras saudáveis, como peixes e nozes, e vinho com moderação.

O vinho tinto, em particular, é considerado parte desta dieta porque contém naturalmente polifenóis anti-inflamatórios, como o resveratrol. “As propriedades antioxidantes do vinho tinto podem ajudar a prevenir os danos dos radicais livres, que contribuem para a promoção da inflamação no corpo”, explica Tracy Lockwood Beckerman, fundadora da empresa Tracy Nutrition.

No entanto, ela ressalta que enquanto estudos foram feitos sobre o resveratrol como um suplemento para ajudar em problemas como dores nas articulações e diabetes, ainda não há provas de que a quantidade de resveratrol encontrada em um copo de vinho seria suficiente para causar impacto. Por isso, beber além dos limites recomendados para obter esses benefícios para a saúde é altamente desaconselhável. É melhor manter uma dieta balanceada de alimentos e bebidas antiinflamatórias.

  1. Dieta Livre de Glúten

“Esta é uma dieta principalmente para pacientes que têm celíaca [doença], ou sensibilidade ao glúten”, relata o médico Bindiya Gandhi, da Geórgia. “Eu também recomendo essa dieta para pacientes com inflamação, Síndrome do Ovário Policístico e problemas auto-imunes”.

O nome sugere para o fato de que, nessa dieta, você deve evitar o glúten, uma proteína encontrada no trigo, no centeio, na cevada e em alguns outros grãos. Você pode ter tanto vinho quanto quiser (embora ainda assim recomendamos beber com moderação para sua saúde geral).

No entanto, enquanto o vinho em geral é considerado sem glúten, aqueles que são especialmente sensíveis ao glúten devem prestar muita atenção em exatamente como o vinho é feito. O glúten às vezes pode ser um ingrediente em alguns agentes de colagem ou em selantes de barril de vinho. Mesmo assim, no entanto, os níveis de glúten provavelmente não seriam altos o suficiente para se registrar em seu corpo. Mas se você quiser garantir que está estritamente aderindo à dieta sem glúten: “Pergunte às vinícolas como seus produtos são produzidos, visite seu site para saber mais ou compre variedades certificadas sem glúten para garantir que não haja glúten”, recomenda Beckerman.

  1. Freestyle

Da WW, empresa anteriormente conhecida como Vigilantes do Peso, WW Freestyle é um programa de controle de peso personalizado que atribui “Pontos Especiais” a diferentes alimentos e bebidas com base em calorias, gordura saturada, proteína e teor de açúcar. Enquanto nada está fora dos limites dessa dieta, é importante cuidar da soma total de seus pontos. A cada membro é atribuído um limite para o número de pontos que eles devem procurar consumir todos os dias, com base em sua altura, peso, sexo e idade.

Depois do café preto, o vinho é a segunda bebida mais rastreada pelos membros da WW Freestyle. A maioria dos vinhos tem em média quatro ou cinco “Pontos Especiais” por porção.

“Enquanto o sistema ´Pontos Especiais´ leva as pessoas a um padrão alimentar mais saudável – destilando informações nutricionais complexas em um único número -, tudo está no menu para os membros, incluindo vinho”, disse um porta-voz da WW.

  1. Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica chamou atenção recentemente, mas os especialistas em dieta estão muito divididos quanto à sua eficácia. Ela traz alguns riscos para a saúde, portanto, proceda com cautela. A dieta é centrada na idéia de colocar seu corpo no estado metabólico de cetose, quando o corpo não tem carboidratos suficientes da comida para queimar energia, então queima gordura. “A cetose é alcançada quando você mantém a ingestão de carboidratos no mínimo”, explica Beckerman. “Alguns defensores da dieta cetogênica recomendam menos de 20 gramas por dia.” Naturalmente, os limites exatos de carboidratos dependerão do indivíduo.

Embora a dieta cetogênica tenha se tornada popular por seu potencial de perda de peso, sua intenção original era abordar condições médicas específicas. A dieta cetogênica pode beneficiar pacientes com epilepsia, esclerose múltipla e diabetes, aponta o Dr. Gandhi.

Se você consultar o seu médico e decidir experimentá-la, saiba que você pode desfrutar de uma taça de vinho nesta dieta. O orçamento rigoroso de carboidratos pode fazer com que você faça alguma matemática mental para ver quanto você pode consumir para beber. Um copo de vinho seco branco ou tinto contém cerca de 3 a 4 gramas de carboidratos, tornando-se uma opção melhor do que a maioria das cervejas, e uma escolha muito melhor do que bebidas mistas, como rum e cola, que pode ter mais de 20 gramas de carboidratos por dose. No entanto, uma típica porção de um vinho de sobremesa tem cerca de 12 gramas.

E, claro, como acontece com qualquer dieta, há sempre o lembrete para beber com moderação e, acima de tudo, certificar-se de que seu plano de alimentação é ideal para suas metas pessoais de bem-estar.

 

 

 

 

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